Atividade da construção civil apresenta queda no Maranhão em 2018 - A CRÍTICA MARANHENSE

Últimas Notícias

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Atividade da construção civil apresenta queda no Maranhão em 2018

Diagnóstico foi dado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio da Sondagem Indústria da Construção de 2018 divulgado nesta terça-feira (27).


A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) divulgou nesta terça-feira (27) a primeira Sondagem Indústria da Construção do Maranhão do ano de 2018. De acordo com a pesquisa, o nível de atividade da construção civil fechou o mês de janeiro com 36,7 pontos, com uma queda de 2,6 pontos em relação a dezembro de 2017.
A marca pode indicar melhores perspectivas para este ano, mas é considerada insatisfatória. O indicador da pesquisa varia de 0 a 100. Abaixo de 50 indica queda na atividade, 50 estabilidade e acima de 50 aumento.
Além disso, a FIEMA indica que o setor não consegue se materializar em uma plena recuperação, já que o nível de atividade se mostra em oscilação desde março do ano passado. A instabilidade pode ser resultado das dificuldades no quarto trimestre de 2017, como insuficiência de demanda, elevada carga tributária e taxas de juros elevadas, de acordo com pesquisas apuradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e FIEMA.

Contratações

De acordo com a FIEMA, o mês de janeiro apresentou tímida elevação em relação ao número de empregados em dezembro do ano passado, com 1,8 ponto, e permanece abaixo do satisfatório, em 37,5 pontos.
O leve aumento é possível consequência do índice de expectativas para novos empreendimentos. Contudo, a FIEMA informou que a elevação é sustentada com maior colaboração das empresas de pequeno porte, que marcaram 66,7 pontos, enquanto as de grande e médio porte ficaram com o índice de expectativa menor, em 50 pontos.

Post Bottom Ad