Campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino é iniciada em Imperatriz - A CRÍTICA MARANHENSE

Últimas Notícias

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino é iniciada em Imperatriz

        Seminário sobre saúde da mulher foi primeira atividade do mês

Com o auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, lotado de pessoas, em sua maioria profissionais de saúde, foi aberto oficialmente na manhã desta terça-feira (1º), o I Seminário “Saúde da Mulher: Diretrizes para Boas Práticas”, e respectivamente a campanha “Outubro Rosa” em Imperatriz. Da solenidade participaram o secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, Janaína Ramos, a adjunta da Semus, Mariana Jales, a coordenadora da Atenção Básica Sormane Branco, a vereadora Fátima Avelino, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, Instituto Amar Mais e Associação de Moradores do Conjunto Nova Vitoria.
A campanha “Outubro Rosa” deste ano é uma das maiores em número de ações e de pessoas envolvidas da história do Município. Toda a Rede de Atenção Básica em Saúde, além de servidores de outras secretarias e acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem participam das ações. 
“Hoje iniciamos a campanha Outubro Rosa, que tem como tema Entre de peito nessa luta, o que já se faz durante os doze meses do ano através da Saúde da Mulher, e este mês é somente para intensificar, com foco na prevenção”, disse Janaína Ramos.


O secretário Alair Firmiano ressaltou que a campanha deste ano está com uma programação ampla, teve pré-lançamento, o que mostra o alto grau de planejamento.
“A cada ano que passa procuramos fazer uma campanha melhor porque o tratamento do câncer é importante, mas a prevenção é melhor ainda, e essas campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, por exemplo, visam diagnosticar as doenças na fase inicial para ter maior chances de serem curadas”, disse o titular da Semus. 
A presidente da Associação de Moradores do Conjunto Nova Vitória I e II, Elizabeth Rodrigues, disse que a entidade se orgulha em participar da campanha. Em discurso, lembrou a importância da iniciativa. Iane Ramos, do Instituto Amar Mais, parabenizou a Semus pela campanha e destacou a importância da doação de alimentos para a entidade.
Já a vereadora Fátima Avelino disse, em discurso, que pela primeira vez a campanha “Outubro Rosa”, virou lei instituída no calendário oficial do Município. A lei de autoria dela foi aprovada em plenário que institui o 'Mês do Outubro Rosa'. “Parabenizo o governo por meio da Secretaria de Saúde e aqui é um ponto inicial de um mês com uma vasta programação. Desejo sucesso, e que Deus abençoe a todos”, encerrou a vereadora.
“O prefeito Assis sempre apoiou e está presente nas campanhas de prevenção promovidas pela Secretaria de Saúde, com objetivo principal de melhorar a qualidade de vida de nossa população”, encerrou Alair Firmiano.

Post Bottom Ad