Discurso do deputado Antonio Pereira Sobre o Curso de Medicina em Açailândia - A CRÍTICA MARANHENSE

Últimas Notícias

sábado, 21 de setembro de 2019

Discurso do deputado Antonio Pereira Sobre o Curso de Medicina em Açailândia




O SENHOR DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA (sem revisão do orador) - Senhor Presidente, procurarei não utilizar todo o tempo. Senhor Presidente, o que me traz nessa tribuna, nessa manhã, com todos os cumprimentos a todas V. Exas., Presidente, deputados ainda presentes na Casa, secretários, imprensa, galeria, o comunicado de que tivemos, ontem, em Açailândia, uma reunião na Prefeitura municipal daquela cidade, de grande importância para Açailândia e região. O Deputado Pastor Cavalcante me passava essas informações em relação à instalação de uma faculdade de medicina para aquela cidade. Eu me lembro, Pastor Cavalcante, na época, como falava ontem sobre esse assunto, naquele momento eu pensava em sair candidato a deputado federal e estivemos no Ministério da Educação, o ministro era do meu Partido Democratas, eu era do Partido dele, ainda somos. E ele: “Em quê eu posso ajudá-lo”? Você pode ajudar levando uma faculdade para a Região Tocantina de Medicina dentro do programa Mais Médico, que naquele momento estava acontecendo, e eu com o Juscelino Rezende pedimos duas faculdades: uma para Santa Inês, que foi o deputado Juscelino Rezende, e outra para Açailândia. E eu tenho a honra, a graça e a gratidão a Deus, principalmente, de anunciar que isso já está muito avançado. E antes de ontem, lá na prefeitura, o grupo Wyden, que foi quem ganhou essa licitação, deputado Zito Rolim, e espero que V. Ex.ª também adquira uma ali para Codó, é muito importante. O grupo Wyden, por meio de um dos seus diretores, o Diego Cunha, o Dr. Diego Cunha foi ali, fez uma reunião com o prefeito e os vereadores, na prefeitura municipal, onde anunciou que imediatamente estarão começando a construção e em março do ano que vem, de 2020, portanto, já estaremos ali com a primeira turma de medicina em Açailândia. E para aqueles que conhecem o ensino superior, o curso estrela maior é o curso de medicina, que puxa todos os outros cursos. Lá já tem a UemaSul, diga-se de passagem, senhor presidente, que no momento em que foi criada aqui e alavancada pelo Governo do Estado, com apoio muito forte do deputado Marco Aurélio, do deputado Antônio Pereira também, a UemaSul, eu pedia ali, eu era da Comissão de Constituição e Justiça, como ainda sou, e pedi que se fizesse uma extensão para Açailândia, extensão para Amarante e pedi, como é uma luta minha muito antiga, que se colocasse ali na UemaSul um curso de medicina, em Imperatriz, que já é uma realidade também. Assim como foi na época o presidente Sarney, presidente do Congresso Nacional, também levamos para a Universidade Federal do Maranhão o curso de medicina para Imperatriz. Então o deputado Antônio Pereira tem trabalhado incessantemente para trazer cursos de medicina, porque sou médico, para a Região Tocantina porque reconheço que onde tem um curso de medicina todos os outros cursos vêm.
O SENHOR DEPUTADO ZITO ROLIM – Deputado Antônio.
O SENHOR DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA – Já, já deputado Zito. Todos os outros cursos vêm, virão atrás e aí transformaremos aquela região em um grande polo de ensino superior. Quero parabenizar Açailândia, dizer que eu tenho a honra e a felicidade de ter contribuído decisivamente para que aquele curso esteja hoje em Açailândia, como também em Imperatriz, um federal e em Imperatriz estadual. E aproveito e agradeço ao governador Flávio Dino por ter concedido e acatado o meu requerimento para implantar, na UemaSul, o curso de medicina. Concedo o aparte rapidamente ao deputado Zito Rolim.
O SENHOR DEPUTADO ZITO ROLIM (aparte) – Deputado Antônio, nós tivemos o privilégio, graças a Deus, e conseguimos a Faculdade de Medicina para Codó. Já foi feito o processo licitatório, a mantenedora vai ser a Pitágoras. E em torno dessa faculdade já vai se instalar também a Facema, lá em Codó. E é muito bom para o município porque não só olhando pelo lado da educação, do lado profissional que vai ser ali preparado, mas também o aquecimento na economia. Porque se torna um polo de onde muitos estudantes, das cidades adjacentes vão participar desse processo, lá no nosso Município de Codó. Então, é importante, meus parabéns por você ter lutado por essa conquista.
O SENHOR DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA – Obrigado, Deputado Zito Rolim, eu sabia dessa questão de Codó, foram três cursos no Maranhão, e eu instiguei se tinha o vosso nome, exatamente para que V. EXª pudesse, e o povo de Codó pudesse saber da sua luta nessa grande causa. Senhor Presidente, termino as minhas palavras dizendo que segunda-feira, trarei aqui um assunto de grande importância, está sob as minhas vistas um projeto que tramita na Comissão de Constituição e Justiça, a questão dos consórcios regionais de saúde, que eu acho de grande importância, foi apresentado um substitutivo pelo Deputado Yglésio, diga-se de passagem, um grande substitutivo que tem consistência e que estaremos aqui na segunda-feira tratando desse assunto tão importante para as saúde do Maranhão. Aproveito, Senhor Presidente, apenas para cumprimentar o ex-Deputado Zé Jorge, que está aqui no nosso Plenário, seja bem-vindo, um abraço.

Post Bottom Ad